×
Atendimento ao público:
Telefone:
Segunda à sexta | 08:00 às 11:00 e das 13h às 17h
(66) 3556-9400
Saúde
Secretaria de saúde de Juara faz parceria para realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
quarta, 8 de abril de 2020

A prefeitura do município de Juara, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Colégio Absoluto, iniciou nessa quarta-feira, dia 08 de abril, a realização de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade.

Uma equipe de estudantes do Colégio Absoluto ficou na entrada de Juara pela MT 325, ao lado da Ponte do Rio Arinos, abordando quem vem de fazendas e das cidades de Juína, Brasnorte e outras, aferindo temperatura corpórea das pessoas que passam pelo local, através de um termômetro a laser digital, infravermelho, dispositivo que não precisa tocar no corpo, apenas com a aproximação da testa, fazem algumas perguntas sobre a saúde de todos e entregam um panfleto com orientações sobre a prevenção contra o Coronavírus.

Outra equipe de estudantes ficou na MT 338, em frente a Lanchonete do KM 09, barrando quem chegava de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, entre outras cidades da região médio norte, norte e sul do estado.

A partir dessa quinta-feira, dia 09 de abril, houve mudança nos locais das barreiras, agora elas estarão sendo realizadas na MT 325, em frente ao Centro de Zoonoses, campo do Macarena e na MT 338, em frente ao Campo da Madeireira Creforma, próximo ao antigo estúdio da Rádio Tucunaré.

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).