Nesta quarta-feira (12), o Prefeito de Juara, Nei, acompanhado do vice-prefeito Léo Boy, do presidente da Acrivale, Ricardo Bianchin, e da produtora rural Jaqueline Piovesan, visitou as instalações da Inpasa, uma indústria biorrefinaria de grãos em Sinop. A Inpasa utiliza milho e sorgo como matéria-prima para produzir etanol, DDGS, óleos vegetais e energia sustentável, entre outros produtos.
O convite partiu da própria Inpasa, direcionado a Jaqueline Piovesan, que por sua vez, estendeu o convite ao Presidente da Acrivale ao Prefeito e Vice-Prefeito de Juara, afim de mobilizar nossos gestores para que voltem os olhos à industrialização em Juara e abrir espaço para futuras parcerias que fomentem o setor produtivo e industrial local. Jaqueline também é a atual tesoureira da Acrivale e delegada da Aprosoja no núcleo Vale do Arinos.
Os representantes de Juara foram recebidos pela diretoria da Inpasa. Durante a visita, foram convidados à assistir a uma apresentação institucional da empresa e percorreram as instalações para compreender o funcionamento do processo industrial. Fernando, vice-presidente da unidade da Inpasa em Sinop, apresentou aos gestores informações e medidas necessárias para atrair indústrias semelhantes para Juara. Ele destacou benefícios para o municí como; a geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da arrecadação tributária e o fortalecimento econômico da região. Também foi enfatizada a importância de criar condições para que a iniciativa privada invista no município.
A produtora rural Jaqueline Piovesan avaliou positivamente a visita e ressaltou o interesse dos gestores em fomentar a industrialização. Segundo ela, indústrias como a Inpasa ou de qualquer outro segmento relacionado ao agronegócio, não apenas criam empregos, mas também geram oportunidades de negócios ao adquirir produtos locais, como milho. Além disso, a proximidade com unidades industriais pode reduzir os custos de insumos, beneficiando a agricultura e a pecuária da região.
Ricardo Bianchin, presidente da Acrivale, também reforçou a necessidade de Juara começar a atrair indústrias, especialmente em um momento de crescimento contínuo da lavoura, sem prejuízo à pecuária, que é uma das bases econômicas do município. Juara conta hoje, com mais de 900 mil cabeças de gado, rebanho que também seria favorecido pela produção local de DDGS, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos produtores.
Durante a visita, o prefeito Nei apresentou dados sobre o município de Juara, evidenciando que, embora a agricultura ainda esteja em expansão, o município já possui matéria-prima suficiente para atender o setor industrial. Além disso, destacou a vasta área disponível para o crescimento agrícola, sem comprometer a força da pecuária local.
Próximos passos: transformar potencial em realidade
Agora, o desafio é criar condições para atrair indústrias para Juara. O poder público, em parceria com o setor privado, precisa elaborar estudos e estratégias que viabilizem investimentos, oferecendo incentivos fiscais, infraestrutura adequada e capacitação de mão de obra.
A visita à Inpasa mostrou que Juara tem tudo para se tornar um polo industrial no agronegócio. Com planejamento, visão estratégica e união entre gestores, produtores e empresários, o município pode alcançar um novo patamar de desenvolvimento, gerando oportunidades e melhorando a qualidade de vida de sua população.
Prefeitura de Juara