Mais de 200 profissionais das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de diversas cidades do Mato Grosso estão participando, entre os dias 08 e 10 de abril, de um encontro realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Sorriso. O evento teve como objetivo debater a descentralização ambiental e promover o curso de Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental Municipal, com foco nos processos de licenciamento.
Atualmente, 55 municípios mato-grossenses já estão descentralizados e aptos a executar atividades como licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental em nível local. Juara está entre eles, com equipe técnica habilitada para atuar de forma autônoma nessas frentes.
A descentralização é considerada essencial para garantir maior eficiência na gestão ambiental municipal. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), é realizada por meio da Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (SGDD), com apoio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEAC), das Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUDs) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Sorriso.
Segundo a nova equipe técnica de Juara, formada conforme a Portaria nº 200/2025, o curso chega em momento oportuno. "A legislação ambiental está em constante atualização, especialmente nos processos de licenciamento, monitoramento e fiscalização. Essa capacitação com a equipe técnica do Estado é fundamental para esclarecer dúvidas, orientar ações e agilizar procedimentos", destacou um dos representantes do município.
Divisão de Meio Ambiente
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Juara