Seja Bem Vindo, 27 de Junho de 2017

Telefone: (66) 3556-9400  -  das 08h as 11h e das 13h as 15h

Cidade Turismo

JUARA E SUAS BELEZAS

Visando fomentar e valorizar o turismo no município de Juara, a turismóloga da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SECITUR), Renata Anselmo, elencou alguns pontos turísticos do nosso município.

Castanheira, cachoeiras, comunidades rurais e demais pontos. Conheça algumas dessas belezas:

CASTANHEIRA

Árvore típica da região, é também conhecida como Castanheira-do-Pará. Com uma casca grossa e folhas grandes de cor amarela. Muitas atingem até 50m de altura, e tem um ciclo de vida que pode chegar até 400 anos. É conhecida como a rainha da Amazônia, produz frutos ricos como a popular castanha-do-pará. A árvore é protegida por lei, mesmo assim é considerada uma espécie frágil pela Organização Mundial para a Natureza. No Brasil é ameaçada de extinção devido ao desmatamento para a construção de estradas e barragens. Mesmo correndo esse risco de extinção, ela continua se destacando pela sua beleza e pelo seu porte majestoso.

PRAÇA DOS COLONIZADORES

Cartão postal da cidade, ponto de encontro, local de eventos e um atrativo turístico do município. No centro da praça há uma homenagem ao Senhor José Pedro Dias, mais conhecido como Zé Paraná, um dos principais colonizadores da cidade. Em períodos de festas como Carnaval e Réveillon a praça dos colonizadores é o local que proporciona entretenimento à comunidade residente no local e aos visitantes. A praça também é o local que se encontra o CAT- Centro de Atendimento ao Turista.

ÁGUAS CLARAS

Distrito de Juara, localizado há aproximadamente 29km da cidade, muitos pioneiros ainda residem no local. Um atrativo curioso é uma antiga pensão, que chama atenção pelas grandes esculturas de madeira e frases religiosasesculpidas pelo próprio morador  em todos os cantos.  Moradores vizinhos dizem que o casal era muito querido e decidiram transformar a casa em pensão pelo simples fato de gostar de receber, servir e principalmente ter contato com pessoas e ajuda-las de alguma forma.. Uma frase marcante na casa e que é uma lição para cada ser humano: "Você para ser fiel a Deus precisa cumprir todos os seus deveres".

MORRO DO ÍNDIO

Vista privilegiada e muita história boa pra ouvir. No Bar do Léo, fique a vontade, a paisagem logo em frente é linda. Mais conhecido como morro do índio, o nome popular do local foi por conta de índios que trabalharam na região há alguns anos e contribuíram para o crescimento do município.

PONTE RIO DOS PEIXES

A ponte rio dos peixes é uma das mais longas da região e o principal acesso entre Juara e Paranorte. Durante a travessia pode comtemplar a vista que é linda. A ponte é de madeira, e próximo as beiradas há correnteza.  Durante a época de chuva na região não é estranho que o rio passe por cima da ponte.

RIO ARINOS

Fonte de lazer aos moradores de Juara, o rio banha o estado de Mato Grosso. Ele se une com o Rio Juruena . O lugar onde o rio é mais conhecido se chama Vale do Arinos, formando a região Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte. Um dos pontos turístico mais popular e visitado da nossa região.

SERRA DO NICANOR

A Serra do Nicanor é fantástica, porém, é preciso muita atenção e bastante cuidado ao subir a serra, afinal, são 430 metros de altitude. Mas chegando no topo a sensação é incrível e a vista espetacular. Lá de cima é possível comtemplar a natureza e afirmar que esse pedacinho do estado de Mato Grosso é rico em belezas naturais. Não tem como chegar no topo sem tirar uma foto pra registrar o momento. A serra é uma ótima opção para praticar Turismo de Aventura e Turismo Ecológico!

RIO DAS PEDRAS

Mato Grosso é rico em atrativos naturais e possuí uma grande extensão de rios. Em Juara um dos rios mais bonitos para visitar é o Rio das Pedras. No caminho até o distrito de Paranorte, o rio é uma agradável descoberta no percurso. Se quiser parar e se refrescar do calor da região Centro Oeste o local não possuí perigo. Claro, tudo com moderação e bastante cuidado, há pedras no rio que formam uma pequena correnteza, fora isso, a parte rasa é ótima e a água cristalina.

CACHOEIRA DO PAREDÃO

O paredão daParanorte é um dos pontos turísticos mais extensos da cidade. Da serra do Nicanor até a Comunidade do Paredão são quase 20km de beleza, natureza e ecologia. Revestido de pedras e diversos tipos de árvores, o paredão ainda reserva uma surpresa: uma cachoeira incrível! Mais um local para registrar o momento através de fotos que com certeza ficarão maravilhosas!

RIO MATRINCHÃ

As belezas não acabam nunca em Juara. Mais um rio, dessa vez é o Matrinchã. Famoso na região é um dos preferidos dos pescadores. Então se você pratica e aprecia uma boa pesca, esse é o rio indicado. Lembrando que em períodos em que a pesca é proibida, não se vê pessoas praticando de forma ilegal, sinal de que a população respeita e entende a importância desse intervalo da pesca. O rio forma uma cachoeira muito charmosa. E seu nome é claro, é de origem do peixe Matrinxã, típico da região.

PARANORTE

Distrito de Juara, a aproximadamente 143km de distância, Paranorte é rica em atrativos naturais. A cidade de Juara tem aproximadamente 20 cachoeiras, mais da metade estão localizadas em Paranorte. Com um povo acolhedor e receptivo, o distrito é composto por diversas fazendas ao redor, possuí uma escola municipal, posto de atendimento médico e policiamento. Como locais receptores do turismo há dois hotéis, sendo um deles composto por um restaurante. A maioria dos moradores atua em fazendas, trabalhando em colheitas e agricultura. Em torno do lugar há cachoeiras, muitas de fácil acesso e próximas ao centro da cidade. Outras para serem visitadas é preciso fazer uma trilha, mas tudo é válido, durante a percurso é possível descobriro quanto a natureza é generosa nessa região.